A pedagogia Waldorf não é um sistema de ensino, mas uma arte - a arte de despertar o que está realmente dentro de cada ser humano.

Rudolf Steiner

IMG_5663_edited.jpg

Na ESCOLA DA TERRA os alunos aprendem desde cedo a empenharem-se no seu próprio processo de aprendizagem.

É a partir do brincar criativo do jardim de infância, que os envolve em experiências com o mundo natural, que aprendem a admirar a beleza e a participar neste mundo complexo que os rodeia com sensibilidade e segurança.

Esta base garante-lhes posteriormente, nas suas vidas académicas e no decorrer das suas vidas, serem capazes de exprimir o seu potencial na sua totalidade, tanto como alunos como membros de uma comunidade social.

​

Além de transmitir conhecimentos, a intenção da escola é a de promover nas crianças um sentimento de reverência e respeito pela vida.

​

A relação estreita entre aluno e professor ajuda a melhorar a aprendizagem, a capacidade de explorar novos interesses e de assumir novos desafios.

Os alunos são envolvidos numa experiência de aprendizagem, tanto artística como academicamente desafiadora.

​

Com base nas descobertas de Rudolf Steiner (1861-1925), as escolas Waldorf têm desenvolvido um movimento internacional, com mais de 700 escolas em todo o mundo, tendo sido, a pedagogia Waldorf, identificada pela UNESCO como uma pedagogia que vai ao encontro dos desafios da educação dos nossos tempos.

​

A ESCOLA DA TERRA oferece, desde 2008, um método de aprendizagem que atende as dimensões física, emocional e intelectual da criança em desenvolvimento, integrando as atividades artísticas e as artes do movimento em todo o currículo, visando uma educação equilibrada e integral.