EDI Porque Waldorf?.001.jpeg

A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção das suas vidas. Rudolf Steiner

Onde nasceu?

A pedagogia Waldorf nasceu do movimento Antroposófico , sob a inspiração do filósofo e pedagogo Rudolf Steiner, em 1919 na Alemanha.

Foi considerado o maior movimento pedagógico independente a nível mundial, contando hoje com mais de 700 escolas em todo o mundo.

Em Países como a Alemanha, Dinamarca, Noruega e Suécia, a pedagogia é aceite a nível oficial sendo, na grande maioria dos casos, subsidiada até 100% pelos respetivos estados, representando uma parte importante do ensino não-estatal.

O que é?

Esta pedagogia tem como fundamento um conhecimento antropológico e globalizante do ser humano através das suas fases de desenvolvimento (físico, afetivo, cognitivo e espiritual), de modo a conceber um currículo escolar adequado a cada uma delas.

​

Tem como objetivo primordial a estruturação da personalidade e o desenvolvimento das capacidade humanas.

​

O desenvolvimento da criatividade faz parte de um processo de auto-descoberta do aluno sendo, ao mesmo tempo, o meio fundamental ao dispor do professor para o despertar.

É um meio que estimula um envolvimento total, entusiasmado e ativo no ato de aprender e de ensinar.

​

O total envolvimento nas atividades escolares, entendidas como meios de auto-descoberta conduzem a uma individualização harmoniosa e facilitam a integração social.

Geram capacidades e auto confiança que tornam o indivíduo num Homem livre e capaz de responder aos desafios da vida de forma positiva e responsável.

TECNOLOGIA

A Escola da Terra é diferente de muitas outras escolas em muitos aspectos, mas uma das principais diferenças é referente ao uso de tecnologia: não há computadores nas nossas salas de aula.

Um dos objetivos fundamentais da Pedagogia Waldorf é que os alunos experimentem o mundo natural e o mundo humano por meio de seus sentidos e imaginação.

Outro objetivo é que as crianças sejam capazes de expressar o que estão a aprender de forma competente, abrangente e artística por meio da caligrafia, desenho, pintura e escultura, bem como cantando, recitando, actuando e expressando-se por meio do movimento.

Achamos que a tecnologia nomeadamente a utilização dos computadores será mais útil quando a criança tiver integrado e assimilado essas habilidades e capacidades.

​

Embora os professores do ensino secundário Waldorf não ensinem os seus alunos a usarem computadores, as experiências de alunos do ensino secundário e universitário, mostram que qualquer tecnologia que desejem e que precisem de utilizar será facilmente dominada por eles.

Alunos graduados da Pedagogia Waldorf refletem uma ampla diversidade de profissões e ocupações, incluindo medicina, direito, ciências, engenharia, tecnologia, artes, ciências sociais, e ensino em todos os níveis.