AULAS COMPLEMENTARES

JARDINAGEM

A glória da jardinagem: mãos na terra, cabeça ao sol, coração com a natureza. Cuidar de um jardim é alimentar não apenas o corpo, mas também a alma. - Alfred Austin

A jardinagem permitir que os alunos desenvolvam uma consciência um apreço mais profundo pela relação do ser humano com a Natureza.

Ao cuidar do jardim, ao observar o crescimento das plantas, ao colher o que elas nos dão, as crianças desenvolvem uma consciência mais profunda e apreço pela terra.

É uma oportunidade de desacelerar, relaxar, e perceber os detalhes da natureza usando os cinco sentidos para vivenciar o mundo mais profundamente.

As crianças sentem-se muito orgulhosas em participar na produção dos alimentos que consomem.

Das sementes às mudas e da plantação à colheita as crianças retiram as ervas daninhas, regam e cuidam dos vegetais, flores e frutas.

O círculo fecha-se, os restos das refeições são compostadas e o composto será usado para renovar a camada superficial do solo da horta e jardins.

Usam as flores do jardim para tingir tecidos e fios que serão usados ​​em trabalhos manuais.

As colmeias oferecem aos alunos a oportunidade de aprender sobre a ciência da polinização, a estrutura ao redor das colónias, o impacto ambiental nas abelhas e também para obter experiência prática na colheita da cera e do mel.

Aprenderemos sobre ciências, sustentabilidade, ciclos de vida, equilíbrio, trabalho em equipe e paciência.

Captura%20de%20Pantalla%202021-05-10%20a%20la(s)%2019_edited_edited.jpg

TALHA

Martela, Serra, Constrói!

O trabalho em madeira começa com ênfase nas qualidades da madeira e como usar as ferramentas que a moldam.

As crianças desenvolvem percepção do material ao raspar e lixar, formas côncavas como tigelas.

Também garfos, colheres e barcos de madeira, usando desenhos em escala como guia.

Na construção de  móveis, geralmente cadeiras ou bancos, os alunos são apresentados às ferramentas elétricas.

O trabalho em madeira ajuda a desenvolver o foco, a criatividade, a perseverança e a habilidade visual e manual.

Durante todo o processo, o professor tenta despertar o apreço pela combinação entre utilidade e beleza.

image-asset_edited.jpg

ARTES PLÁSTICAS

Jump In

A cerâmica, para as crianças, é uma das atividades mais criativas.

O que há de  bom na cerâmica é a liberdade de expressão, não há um modelo a seguir.

Não há certo ou errado, há apenas auto-expressão e as crianças que fazem cerâmica podem criar literalmente qualquer coisa.

Mesmo que não se queime nem se aplique esmalte na cerâmica das crianças, mesmo assim é uma boa diversão pegar um saco de argila e deixá-los sujar as mãos.

Principais benefícios:

. Melhor coordenação olho-mão,

. Habilidades motoras mais fortes,

. Habilidades de resolução de problemas mais fortes,

. Auto-estima,

. Resolução de problemas e consciência espacial

. Efeito Calmante

20180207_Steiner_classes_ChristopherDuggan_089_edited_edited.jpg

TRABALHOS MANUAIS

Tricotar, Cozer, Cortar, Diversão!

Os benefícios mais abrangentes do ensino de trabalhos manuais:

. Desenvolver a destreza, sensibilidade e control motor e fino das mãos e dedos (que por sua vez tem um impacto positivo no desenvolvimento do cérebro).

. Promove a prontidão neurológica para leitura e escrita.

. Aumenta a capacidade de atenção e foco.

. Desenvolve a capacidade de pensar e aprender.

. Encoraja uma conexão viva com a matemática por meio do uso prático de números, padrões e medidas.

. Ensina habilidades e competências reais: como fazer coisas que são bonitas e úteis.

. Ensina artes tradicionais e fornece uma conexão prática com o passado.

.Gera autoconfiança, perseverança, criatividade e desenvoltura.

.Ajuda-nos a desacelerar.

.Promove reverência e valorização da beleza e habilidade artesanal.

Cozinhar_edited_edited.jpg

CULINÁRIA

Cozinha, Corta, Pica, Amassa!

Trabalhar e comer juntos à mesa é uma atividade social importante.

Por meio de todo o processo de amassar, assar, esperar e comer, as crianças aprendem a diminuir o ritmo do dia e ao mesmo tempo tornam-se parte de uma comunidade.

Esta experiência bem divertida ficará na memória das crianças e dará os seus frutos até mais tarde na sua vida adulta.

Flauta.jpg

MÚSICA

Divertido. Fabuloso. Inspirador. Mágico.

Estas são apenas algumas das maneiras para descrever as aulas de Música.

A cada semana, nas salas de aula  as crianças e os professores - reúnem-se para fazer música como uma comunidade.

As nossas aulas de música oferecem às famílias a oportunidade de entrarem em contato com seu músico interior e se conectar com outras famílias.

Nossa missão é tornar o mundo um lugar melhor, tornando-o mais musical.