

Somos uma comunidade de pais e professores ao serviço da criança através de um percurso de auto educação.
Acreditamos que o uso de um método de aprendizagem que se esforça para atender as dimensões física, emocional e intelectual da criança em desenvolvimento, integrando as atividades artísticas e as artes do movimento em todo o currículo, constrói uma educação equilibrada e integral e promove nas crianças um sentimento de reverência e respeito pela vida .

A nossa história
A nossa história começou no ano 2008.
Começou com o empenho e trabalho de um grupo de pais envolvidos na pedagogia Waldorf e a visão e projecção de um grupo pedagógico empenhados em fazer acontecer uma escola que tivesse como pilar a pedagogia Waldorf.
Foi criada uma associação sem fins lucrativo, a AWS - Associação Waldorf de Sintra, como administradora da escola e um colégio de professores.
Em 2008 abrimos portas com três turmas de 1º ,2º e 3º anos.
A escola percorreu desde então o seu caminho de desenvolvimento contando com a preciosa ajuda de diferentes professores e colaboradores sem a qual, a sua existência não seria possível.
A pedagogia Waldorf
“Não há que perguntar o que precisa o homem saber e poder para ser útil à sociedade existente, mas antes: para que está o Homem capacitado e o que pode vir a desenvolver-se dele?
Assim será possível inserir-se na ordem social novas forças dessas novas gerações. Assim será o que façam dela os novos Homens Totais que a ela cheguem e não se fará da nova geração o que a organização social vigente quer."
Rudolf Steiner
Onde nasceu
A pedagogia Waldorf nasceu do movimento antroposófico , sob a inspiração do filósofo/pedagogo Rudolf Steiner, em 1919 na Alemanha. Foi considerado o maior movimento pedagógico independente a nível mundial, contando hoje com mais de 600 escolas em todo o mundo. Em Países como a Alemanha, Dinamarca, Noruega e Suécia, a pedagogia é aceite a nível oficial sendo, na grande maioria dos casos, subsidiada até 100% pelos respetivos estados, representando uma parte importante do ensino não-estatal.
O que é
Esta pedagogia tem como fundamento um conhecimento antropológico e globalizante do Ser Humano através das suas fases de desenvolvimento (físico, afetivo, cognitivo e espiritual), de modo a conceber um currículo escolar adequado a cada uma delas.
Tem como objetivo primordial a estruturação da personalidade e o desenvolvimento das capacidade humanas.
O desenvolvimento da criatividade faz parte de um processo de auto-descoberta do aluno sendo, ao mesmo tempo, o meio fundamental ao dispor do professor para o despoletar. Um meio que estimula um envolvimento total, prazeroso e ativo no ato de aprender e de ensinar.
O total envolvimento nas atividades escolares, entendidas como meios de auto-descoberta conduzem a uma individualização harmoniosa e facilitam a integração social. Geram capacidades e auto confiança que tornam o indivíduo num Homem livre e capaz de responder aos desafios da vida de forma positiva e responsável.